quarta-feira, 13 de agosto de 2014

pirâmides etárias, teorias da população e políticas demográficas.

Trabalho de investigação realizado na disciplina de geografia económica para avaliação sob a orientação do professor Tsambe.

Introdução

Este trabalho faz parte da disciplina de geografia económica. Com o tema: pirâmides etárias, teorias da população e políticas demográficas.
Após a introdução, o trabalho inicia com a noção dos conceitos sobre religião, aborto e gravidezes que constituem elementos importantes na teoria da população e políticas demográficas.
Segue-se depois dos conceitos acima enunciados o estudo das políticas demográficas e das teorias da população segundo vários autores.
E por fim versarei acerca dos indicadores demográficos, onde detalhadamente irei conceituar cada indicador demográfico bem como o conceito indicador demográfico.
E vou terminar o trabalho com uma conclusão em relação ao trabalho e a minha posição em relação a política demográfica adoptada pelo nosso país e uma bibliografia.
Espero que o presente trabalho possa constituir um contributo importante para a aprendizagem da disciplina de geografia económica e que tenha conseguido responder a solicitação do professor.
Aborto

Conceito

Ø  O aborto é a morte de uma criança no ventre de sua mãe produzida durante qualquer momento da etapa que vai desde a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide) até o momento prévio ao nascimento
Ø  Denomina-se aborto a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada.

Classificação

Ø  Aborto espontâneo
Fala-se de aborto espontâneo quando a morte é produto de alguma anomalia ou disfunção não prevista nem desejada pela mãe.
Ø  Aborto induzido
Este é provocado (que é o que costuma ser entendido quando se fala simplesmente de aborto) quando a morte do ´´bebé´´ é procurada de qualquer maneira: doméstica, química ou cirúrgica.
A ética deste tipo de abortamento é fortemente contestada em muitos países do mundo mas é reconhecida como uma prática legal em outros locais do mundo, sendo inclusive em alguns totalmente coberta pelo sistema público de saúde. Os dois polos desta discussão passam por definir quando o feto ou embrião se torna humano ou vivo (se na concepção, no nascimento ou em um ponto intermediário) e na primazia do direito da mulher grávida sobre o direito do feto ou embrião.
Importante salientar que esta prática desempenha um papel importante nos países que adoptaram a política ante natalista.

Religião

Conceito

Ø  Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.
Ø  Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.
A religião não é apenas um fenómeno individual, mas também um fenómeno social. A ideia de religião com muita frequência contempla a existência de seres superiores que teriam influência ou poder de determinação no destino humano. Esses seres são principalmente deuses, que ficam no topo de um sistema que pode incluir várias categorias: anjos, demónios, elementais, semideuses, etc.
Outras definições mais amplas de religião dispensam a ideia de divindades e focalizam os papéis de desenvolvimento de valores morais, códigos de conduta e senso cooperativo em uma comunidade.
Ateísmo é a ausência de crença em qualquer tipo de deus, muitas vezes se contrapondo às religiões teístas. Agnosticismo é a postura filosófica que afirma ser impossível saber racionalmente sobre a existência ou inexistência de deuses e sobre a veracidade de qualquer religião teísta, por falta de provas favoráveis ou contrárias. Deísmo é a crença na existência de um Deus criador, mas questiona a ideia de revelação divina.

Gravidezes

A gravidez pode ser definida como o período que vai da concepção ao nascimento de um indivíduo.
Entre os animais irracionais trata-se de um processo puro e simples de reprodução da espécie. Entre os seres humanos essa experiência adquire um carácter social, ou seja, pode possuir significados diferenciados para cada povo, cada cultura, cada faixa etária.
Em alguns países como a China, que não possui mais capacidade territorial para absorver um número elevado de indivíduos a maternidade é controlada pelo governo e cada casal só pode ter um filho. Em outras culturas como em tribos indígenas e alguns países africanos, gravidez é sinónimo de saúde, riqueza e prosperidade.

Pirâmide etária

Conceito

Ø  Pirâmide etária também denominado estrutura etária de uma população é a sua composição por idades.
Ø  Ela compreende a repartição da população por idades e por sexo.
Ø  É denominada pirâmide populacional ou etária um determinado gráfico no formato de barras, utilizado para representar a diferença quantitativa da estrutura de género de determinada população em masculina e feminina combinada com suas respectivas faixas etárias. Em outras palavras, o gráfico em formato de pirâmide analisa diversas variáveis de um conjunto populacional a partir da idade e sexo.

Importância

A pirâmide etária é importante porque com ela podemos descrever com nitidez a história demográfica de um país, até mesmo de uma região.
Encontramos ainda a sua importância na previsão e planeamento de serviços desempenha um papel muito importante pois esta aponta ainda a tendência do tipo de crescimento que experimenta determinada população em determinado período. Para a administração pública, por exemplo, a elaboração da pirâmide populacional ajuda a canalizar os recursos disponíveis: se a pirâmide aponta aumento no número de jovens, os investimentos terão maior eficácia caso sejam direccionados a tal grupo. Caso a pirâmide mostre um envelhecimento da população, certamente a natureza dos investimentos serão bem diversos da situação anterior, pois estes últimos por exemplo, a população envelhecida, constituem encargos sociais.

Tipos

A pirâmide estaria da população classifica-se da seguinte maneira:
Ø  População jovem
Ø  População envelhecida
Ø  População madura ou adulta
E em algumas doutrinas adicionam a estas três ultimas á:
Ø  População rejuvenescida

Características

População jovem

Na pirâmide etária da população jovem, a proporção de jovens é relativamente elevada (geralmente superior a 30% da população total e a dos idosos relativamente baixa, menos de 10%).
Possui uma base larga, resultado de elevada natalidade e um topo estreito em consequência de uma elevada mortalidade e uma esperança média de vida reduzida. Tal tipo de pirâmide representa uma população muito jovem, típica de países menos desenvolvidos.

População envelhecida

Neste tipo, a proporção de jovens é relativamente baixa (geralmente inferior a 25%), enquanto a dos idosos é superior a 10%.
Sua base é mais estreita do que a classe dos adultos, e reflecte diminuição da natalidade e um aumento da esperança média de vida. É representativa de países desenvolvidos.

População madura ou adulta

Entre dois tipos de estrutura atrás referidos existem, habitualmente, situações intermédias, correspondentes a população que tende, em regra, para o envelhecimento.
É característica dos países que conhecem um desenvolvimento socioeconómico mais ou menos sensível, com reflexos no progressivo decréscimo da taxa de natalidade e da elevação da esperança média de vida.

População rejuvenescida

Reflecte uma recuperação do grupo dos jovens, consequência do aumento da fecundidade.

Políticas demográficas

Conceito

Ø  É o conjunto de medidas que as entidades governamentais tomam, visando modificar a estrutura etária de uma população face aos problemas que esta enfrenta.
E classificam-se em: natalistas, neutras e ante natalistas.

Política natalista

A política natalista visa o aumento da taxa de natalidade. As medidas para o aumento da taxa de natalidade podem ser directas ou indirectas.
Abaixo descrevo as possíveis as ares de possível intervenção visando valer esta política:
Ø  Criação de creches, parques de diversão, infantários, jardins, escolas, etc.
Ø  Área de legislação, por exemplo, a proibição do aborto, da esterilização masculina e feminina, proibição de campanhas de planeamento familiar.
Ø  Área laboral, facilitando horários e condições especiais para mulheres grávidas ou com filhos, aumento de licença de parto.
Ø  Área do apoio a maternidade, serviço gratuito de assistência medica pré e pós-parto, consultas gratuitas no campo de medicina materna e infantil, patrocínio financeiro a famílias e ao aleitamento.
Ø  Área de benefícios fiscais, redução de impostos a famílias numerosas.

Política ante natalista

Esta política é antagónica a política natalista, esta política visa a diminuição da taxa de natalidade.
Esta política privilegia os seguintes aspectos:
Ø  Aumento da idade de casamento.
Ø  Subsidio a famílias com menos filhos.
Ø  Dar prioridade no emprego, habitação e educação as famílias menos numerosas.
Ø  Aumento de impostos a famílias com muitos filhos.
Ø  Maiores custos com a maternidade e educação por cada filho adicional.
Ø  Divulgação dos métodos de planeamento familiar.
Ø  Legalização dos abortos.
Ø  Imposição de esterilização.
Ø  Penalização das famílias numerosas, nos impostos, na habitação, no acesso a educação, penas de prisão, etc.

Teorias da população

Segundo Malthus

A teoria da população segundo Malthus, conhecida como a doutrina fatalista. Thomas Robert Malthus, economista inglês, defendeu esta teoria e representada pela Escola Liberal, que se contrapunha ao crescimento da população, segundo esta era desvantajoso.
Segundo esta teoria a pobreza, guerra, fome, miséria, as doenças, a degradação dos recursos naturais, poluição, entre outros, são a consequência do elevado crescimento demográfico.
Esta teoria sistematiza-se em três eixos fundamentais:
1º Eixo: o autor distingui duas leis, a lei da população que cresce em progressão geométrica, 2,4,8,16,32,64,128…, a da subsistência, que cresce em progressão aritmética, 1,2,3,4,5,6,7,8,…. Segundo esta teoria, quando a população não é controlada, ela tem tendência para duplicar todos os 25 anos, crescendo de período em período, enquanto a produção dos meios de subsistência crescia em PA, isto é, tenderia a decrescer. Conduzindo este desequilíbrio a catástrofes bem conhecidas, fome, epidemias, guerras, etc.
2º Eixo: o autor admite que o aborto, infanticídio, métodos anticoncepcionais e a miséria, maus climas, trabalhos penosos e guerra como factores positivos para redução do crescimento populacional.
3º Eixo: remédios, Malthus afirma que a obrigação moral ou sujeição moral constitui um meio por excelência que pode resolver o problema do crescimento populacional, sem afectar, contudo, a felicidade moral e material.
Para evitar estes flagelos, Malthus preconizou então uma limitação voluntária dos nascimentos, principalmente através da elevação da idade do casamento, defendendo ainda que os casais deviam ter um numero de filhos de acordo com as suas possibilidades económicas.
Esta teoria sofreu varias criticas, e a história encarregou-se de desmantelar as suas profecias. Malthus foi ainda criticado pela igreja católica, por considerar a contenção dos nascimentos, uma vez que a religião católica defende que ´´ não há união sexual sem desejo de procriação ´´, e criticado implacavelmente com base nas afirmações de que Deus abençoou o Homem para se multiplicar, encher e povoar o mundo de acordo com o livro bíblico de géneses.

Segundo Cantillow

Em sua obra ´´ensaios sobre o comercio´´. Cantillow afirmou que entre o contingente populacional duma região e o conjunto dos seus meios subsistência deve-se estabelecer um equilíbrio de acordo com o género de vida da população. Assim, ela pressupõe que as pessoas só deviam contrair matrimónio que tivesse condições para tal.
Esta teoria muitas vezes criticada na medida em que de acordo com alguns autores encontra os seus alicerces em concepções materialistas, o mesmo mentalismo que mais tarde viria a dar origem ao capitalismo comercial e financeiro.

Segundo Towsend

De acordo com este autor, para resolver o problema do rápido crescimento populacional, dever-se-ia utilizar um esquema cíclico:´´… se ocorrer um aumento populacional numa determinada área, isso trará como consequência a redução do salário, reduzindo o poder de compra das populações e isso influirá na sua mortalidade que causara o retorno ao equilíbrio inicial.´´

Segundo Godwin

Jornalista, novelista e filósofo político. Entre os pensadores que apontaram possíveis causas para os males que tornavam dramática a situação dos trabalhadores, surgiu William Godwin (1756-1836), que em 1792, publicou o livro «inquérito sobre a justiça política». Godwin foi partidário do anarquismo filosófico e acreditava que a principal causa de todos problemas sociais residia na prosperidade privada.
Acreditava, ainda ser possível ao homem evoluir até um estado de perfeição quando os homens se convencessem de que o sentido moral da vida seria o único que importaria na organização da sociedade.

Indicadores demográficos

Os principais indicadores demográficos são o crescimento vegetativo e a imigração. Por meio desses indicadores, é possível observar a dinâmica de uma população: se ela cresceu ou não, quantas pessoas nasceram e quantas morreram no período em estudo, quantas deixaram o lugar, quantas. Chegaram, etc.
Natalidade: Nº total de nascimentos ocorridos numa dada região, num determinado período de tempo.
Mortalidade: Nº total de óbitos ocorridos numa dada região, num determinado período de tempo.
Crescimento Natural ou Saldo Fisiológico: Diferença entre a natalidade e a mortalidade. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: CN=N-M
A variação da população depende do nº de nascimentos e do nº de óbitos:
Quando a natalidade é inferior à mortalidade, o crescimento natural é positivo – a população diminui (N <M);
Quando a natalidade é superior à mortalidade, o crescimento natural é positivo – a população aumenta (N> M);
Quando a natalidade é igual à mortalidade, o crescimento natural é nulo – a população mantém-se (N=M).
Taxa de natalidade: Nº anual de nascimentos por cada 1000 habitantes. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: TN= natalidade x 1000 =…% o
População total
Taxa de mortalidade: Nº anual de óbitos por cada 1000 habitantes. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: TM= mortalidade x 1000=…% o
População total
Taxa de Crescimento Natural: Diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: TCN=TN-TM
Saldo Migratório: Diferença entre a Imigração (I) e a Emigração (E). Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: SM= I-E
Crescimento Real ou Efectivo: Resulta da diferença entre a natalidade e a mortalidade (CN), bem como a diferença entre a imigração e a emigração (SM): (Nat.-Mort.) + (Imig.-Emig.)
Esperança média de vida: Nº de anos que, em média, uma pessoa terá probabilidade de viver. As mulheres têm uma esperança média de vida geralmente superior à dos homens.
Taxa de mortalidade infantil: Nº de óbitos de crianças com menos de um ano por mil nados-vivos. Calcula-se com a seguinte fórmula: TMI = Nº de óbitos <1 ano x 1000
 Nº nados-vivos
Índice sintético de fecundidade: Nº médio de filhos por mulher na idade fértil (15 – 49 anos).
Taxa de fecundidade: É o número de nados-vivos, por cada mil mulheres, em idade fértil, ocorridos durante um ano.
Índice de renovação de gerações: Nº mínimo de filhos que, cada mulher deveria ter (2,1 filhos).

Conclusão

Findo o trabalho pude entender que as políticas natalista e ante natalista, como o nome sugere trata-se de politicas que os governos adoptam com o intuito de controlarem o crescimento da população. A política natalista é aquela que esta a favor dos nascimentos ao passo a política antinatalista é aquela que se opõe a natalidade e por a neura é aquela em que os governos se baseiam na realidade actual ou seja esta não esta a favor ou contra a natalidade, mas dependendo da situação tomam as devidas medidas com vista a ajustar a população a realidade.
Tendo me debruçado acerca das politicas demográficas, questionei-me e nos? Qual é a política demográfica que adoptamos? Pelo que é a realidade e se observarmos: em Moçambique e em especial o nosso governo tem feito esforços no sentido de divulgar o planeamento familiar e tem financiado os métodos contraceptivos, e como atrás estudamos este tipo de medidas são características da política ante natalista. Dai que baseando me nesses pressupostos afirmo que Moçambique é um pais ante natalista.
E gostaria também de agradecer ao professor por ter nos proporcionado este trabalho pois o mesmo permitiu me abrir novos horizontes na minha forma de pensar e de agir.
E a meu ver a melhor política é a neutra, pois os resultados desta variarão de acordo com as circunstâncias de cada país, ou seja, os países que a adoptam não intervém nas decisões de situação dinâmica populacional.


Referência bibliográfica

ü  BANDEIRA, Mário Leston. Demografia. Objectos, teorias e métodos. Escolar editora. Lisboa-2004
ü  Instituto Comercial do Maputo. Geografia económica- texto de apoio- técnicos aduaneiros- 2003/2004
ü  MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12 pré universitário. Longman Moçambique. 1ª Edição. Maputo-2010
ü  NAZARETH, J. Manuel. Demografia- a ciência da população. Editorial presenças. 1ª Edição-Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário