quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O meio Ambiente

Introdução

O meio ambiente e a principal circunstância dos seres vivos. O ar, a terra, a água, tudo o que cria condições para que exista vida, tal como a entendemos, compõe a biosfera. A frágil interacção entre estes três elementos e o que possibilita condições para existência de toda uma ampla faixa de vida em nosso planeta, dos seres mais elementos ate o que chamamos de vida inteligente.


















Conceito do meio ambiente

Entente se por poluição que seja a introdução pelo homem, directa ou indirectamente de substâncias ou energia no ambiente provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, provocando assim danos e nos seres vivos. É a camada de interacções físicas, químicas, biológicas que envolvem todas coisas vivas e não vivas na terra.

Origem dos problemas contra o meio ambiente

São vários os problemas contra o meio ambiente. Ao longo dos anos, o lixo passou a ser uma questão de interesse global. E os problemas são os mesmos de um lado a outro do globo. Os residios sólidos domésticos, comerciais, industriais e das operações agrícolas, plásticos, papeis, vidros, etc. Os desiquilibrios podem ser provenientes de factores externos ao planeta, com a queda de meteoritos, ou de factores internos que podem ser de origem natural ou provocados.     Constituem ameaças os seguintes: A exploração económica irracional dos bens naturais, capaz de provocar modificações relevantes em rios, lagos, e florestas ; A destruição de recursos naturais em largas escalas, eliminando espécies animais e vegetais; As mudanças climáticas causadas pelas excessivas emissões de gazes, como o dióxido de carbono, que promove o efeito estufam. Estas seriam as maiores fontes de problemas ambientais, mas são as únicas, algumas das mais recentes, como o caso de lixo espacial; Os meios de transporte, apesar de notável avanço tecnológico acarretam um fantástico aumento de poluição. 

Soluções dos problemas contra o meio ambiente

As soluções dos problemas contra o meio ambiente também são várias, impossíveis de citar todas. Mas destacam algumas delas que são as seguintes: o controle das erosões, através da agricultura mecanizada. Projetos, de recuperação manual do solo, da despoluição. Principalmente do replantio da vegetação nativa. Criação de depósitos de lixo em vários cantos diferentes , recolha do lixo nas margens das praias, evitar o abati das arvores nas cidades.
Definir as fontes poluentes, definir a qualidade do ar, planear assoes que provam uma melhor qualidade do ar, pouco uso de veículos. Reciclagem do lixo, gestão dos residios sólidos. Estas foram algumas das soluções que consiguimos citar dos  problemas contra o meio ambiente.

Conclusão

Embora o lixo seja uma grande ameaça a vida, verifica-se que é possível minimizar seus impactos ao se adotar medidas preventivas.

Por fim não se deve esquecer que por mais insensatas que sejam as suas acoes, o homem faz parte da natureza e jamais pode ser esquecido, ao se tratar da questão ambiental. Os processos de educação e a disseminação do conhecimento ecológico irão pouco a pouco divulgando a importância dos ecossistemas, mostrando que, com a sua destruição progressiva, o homem estará empobrecendo cada vez mais o seu habitat e comprometendo o seu futuro e o das novas gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário