quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Desemprego

INTRODUÇÃO
O presente trabalho ira versar acerca do desemprego, ira constituir o nosso foco a origem do desemprego e as suas respectivas soluções. Como o Homem na sua plenitude não pode externar daquilo que não sabe, iremos, desta forma falar antes do conceito deste termo, o desemprego.
O desemprego ocorre quando um trabalhador é demitido ou entra no mercado de trabalho (está a procura de emprego) e não consegue uma vaga de trabalho.
Desempregado é todo aquele que não está empregado em troca de pagamento, possui mais de dezasseis anos, mas está buscando trabalho activamente ou aguardando para serem chamados de volta depois  de dispensados.
O desemprego pode ser:
Desemprego estrutural ou disfarçado: causado pela distribuição irregular de terras nos países subdesenvolvidos, e a falta de equipamentos de trabalho para as pessoas aptas a trabalharem.
Desemprego estacional ou sazonal: é quando certas indústrias reduzem seu quadro de funcionários em certas épocas do ano, pela diminuição ou pela interrupção periódica da actividade nessas indústrias.
Desemprego tecnológico: ocorre quando a empresa emprega a tecnologia em certos sectores de trabalho, substituindo a mão-de-obra humana.
Desemprego friccional: não há um encontro entre a mão-de-obra e as vagas disponíveis no mercado.
Desemprego voluntário ou de espera: no qual o indivíduo não quer trabalhar ao salário vigente.
Desemprego involuntário: no qual o indivíduo, apesar de aceitar trabalhar ao salário vigente e mesmo abaixo deste, não consegue   emprego.
Origem
O desemprego surge na ausência do crescimento económico, má execução das políticas de emprego a serem usados num país, avanços tecnológicos, desequilíbrio permanente entre a procura e a oferta de trabalhadores, mudanças da estrutura económica, insuficiência da procura de bens e serviços, fraco investimento nos principais sectores e outros, descoberta da mão-de-obra mecânica, modernos modos de gestão, rejeição dos salários por parte dos trabalhadores, Baixa qualificação do trabalhador, Factores Climáticos, Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas, falta de recursos para o auto-emprego.
Soluções
Sendo o desemprego um dos problemas que afecta a população mundial é de extrema importância á sua resolução, de seguida a apresentamos as possíveis soluções deste problema.
É importante que se aposte na educação, pois se a educação for débil os formados através das escolas públicas não terão lugar no mercado do emprego, pois as empresas querem pessoal qualificado.
Numa situação de crise os estados devem oferecer benefícios fiscais a investidores, sejam nacionais ou estrangeiros, porque quando há crise as empresas dispensam os seus trabalhadores, culminando assim num aumento dos desempregados.
A produção interna de produtos gera mais vagas nas empresas, portanto uma política de exportação deveria ser tomada pelo país. Geralmente nos países há muitos produtos importados com preços mais acessíveis do que aqueles fabricados no próprio país, levando os consumidores a darem preferência a estes. As indústrias pagam muitos impostos fazendo com que seus produtos encareçam, e seus funcionários, em geral, são mal remunerados, consequentemente não têm como consumir e as fábricas passam a produzir menos levando ao desemprego. Uma das alternativas é adoptar a política do auto emprego, leccionando cadeiras como empreendedorismo nas escolas, mas não basta apenas ensinar deve-se dar um apoio de crédito financeiros aos mesmos.


Conclusão
O presente trabalho serviu para a compreensão dos factores que definem e teorizam o desemprego e sua aplicação no entendimento do dia-a-dia, além de proporcionar um entendimento mais voltado para o lado científico.

Actualmente têm um mercado de trabalho que exige pessoas com alto grau de intelectualidade, e, aderir a essa nova sociedade informacional é antes de tudo investir em educação. É importante salientarmos também que não adianta termos uma sociedade em transição se não criarmos novas alternativas de emprego em torno da revolução tecnológica, afinal ela tira empregos no momento em que visa maximizar a produção, mas pode criar novos postos de trabalho que até então não existiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário