sábado, 20 de julho de 2013

joaquim chissano e olhar moçambicano

Falar de chissano, seria como recuar para os tempos remotos dos que contam lendas sobre as grandes figuras com uma sabedoria inestimavel; seria falar do grande tesouro de sabedoria encotrado em NAPOLEÃO BONAPARTE.
Joaquim Alberto Chissano, tem as suas raizes na realidade historica do que foi o reino de gaza. A sua infacia foi feita nos alvorroços donde outrora se erguira um grande estado. Foi com conhecimento de muita gloria que brotaram nos seus ouvidos deste, realidades ja passadas sobre a magnititude de uma sociedade e acerca da verdade patriotica da moçambicanidade. Ele nasceu em malehice, uma localidade do distrito de chibuto em gaza, facto que liga-se ao lugar do nascimento de um grande rei, GUNGUNHANE, pois este nasceu em chibuto. As lendas que faziam eco no meio dos rapazes do pasto, dos caminhos para as plantações e nas noites de convivio social, levaram a chissano muito do que ele guadou no seu interior e transportou por longos anos como ferramentas para a sua propria gloria como tambem viceu muitos factos que fizeram compreeder a realidade patriotica. Durante a sua estada em portugal, enquanto estudante naquele pais, fez uma interligação entre a situação como constituente de uma comunidade oprimida depois da destruição do imperio de gaza, e decidiu-se com toda convicção a voltar para os seus horizontes para a causa da sua nação, argumento que impulsionou a sua ida a frança e posterior volta a africa, nomeadamente para tanzania, a fim de integrar as fileiras da FRELIMO.
CHISSANO, crê na verdade cientifica que defende a razão do sucesso e maior perspectiva de futoro de uma nação em função da capacidade presente de valorização e reconhecimento do passdo. Pois na historia que as figuras buscam as raizes da sua identidade ao longo do tempo, através dos factos, das tradições e da idiossincrasia, cimentado a sua integração e partilha de um mesmo espaço, fortalencendo asim a solidariedade entre gerações.
Conhecido como um grande diplomata, chissano procurou ao longo de vários anos, o perfil que condiz com negocição com parceiros de diversas origens, reforçando a ciência das grandes resoluções e a luta permanente pela conquista da harmonioa no seio da sociedade moçambicana bem como nos vários campos da actualidade intercional.
Em moçambique cultivou a essíncia de uma democracia e ergueu os principios da conquista de paz para o país, transformou as várias mentalidades antagonicas para mesmo sentido e lançou o diálgo entre as frentes de decisão do país.
Chissano têm também priorizado o desenvolvimento de laços de amizade entre moçambique e vários povos do mundo como forma de criar uma interação sócio-cultural e divulgar a imagem de moçambique para fora.
Com a sua subida ao poder, cultivou a cultura de exprssão de massas e foi projetado a constituição de 1990 que aprimorou claramente a abertura dos canais de construção de uma sociedade mais esclerecida e dotadan de direitos priorizados.
Em todo o caso, para melhor conhecer chissano é necessario valorizar o sofrimento que o povo moçambicano teve durante muito tempo. Também não é preciso considerar este género de sofrimento como anedota ou uma pausa diante de obstaculos. É a melhor concepção e conselho ideal que cada um teve ter em conta perante chissano.
É uma personalidade com percursos julgados, que conhece cortesias politicas verdadeiras secretas e po vezes falsas para a juventude muito inteligente.
Foi a 22 de outubro de 1939 que joaquim alberto chissano abriu os olhos em malehice, distrito de chibuto, na provincia meridional de gaza não longe do rio limpopo. Filho de alberto chissano, funcionario público já falecido, e de mariana muianga, camponesa.
Joaquim chissano chamado nas bandas de malehice, por DAMBUZA, título que herdou de uma figura revenciada no seio da sua familia, que foi seu tio. Malehice, terra insólita,nas bravuras do verde, no cintilar dos charcos e da natureza esquecida.
Onde a serenidade cariematica prepondera e a veemência considera-se.
Desde o futebol na sua mocidade em xai-xai até aos dias de hoje, chissano partiu sempre de um criterio: bastava lutar por uma coisa para que ela acontecesse.
Não existia limite irremovivel nem osbtáculo insuperável para a sua vontade. Em todas as brincadeiras dos meninos na sua aldeia de malehice, chissano liderava. Já era visto pelos outros como aquele que sabia criar os jogos mais divertidos , organizar e seleccionar os grupos nas brincadeiras, aquele que sempre desafiava e vencia.
No lar onde os pais o deixaram , próximo da cidade de xai-xai, para prosseguir com os seus estudos , ingressou no liceu, destacou-se dos demais filhos do casal a quem foi dada exactamente a mesma educação mas, devido á sua capacidade de liderança, ele era aqule em quem mais confiavam e depositavam a responsabilidades, como ensinar as restantes crianças a ler e escrever.
Joaquim chissano que enfrentou o ensino primario na então cidade de joão belo, actual xai-xai como outras crianças de malehice, não tinha facilidades para estudar mas com a sua sencibilidade e imaginação, mesmo aos 12 anos , chegou a lourenço marques (maputo) para continuar os estudos no liceu salazar, em 1951, com minoria negra moçambicana. Durante os estudos no instituto superior foi membro da NESAM.
Rectificou a sua concepção africana do mundo ao decidir deixar moçambique para continuar os estudos em portugal, na universidade de medicina em lisboa.
O destino de chissano com seus amigos foi a frança devido a persiguição da PIDE, um país onde tinha constituido uma organização de estudantes moçambicanos de que foi presidente.
Chissano cresceu no berço de organições anti-coloniais, tornou-se, depois membro da União Geral dos Estudantes da Africa Negra.
A partir destas organizações nota-se passagem da realidade interior da sua personalidade,a sua acção no mundo exterior.
Chissano levou esta luta pela liberdade da humanidade e, no mesmo ano,foi depois para EUA para encontro com estudantes moçambicanos.
Após o serviço militar, foi eleito para comité central da FRELIMO, depois encarregou-se secretario de segurança da FRELIMO, EM 1965, para depois eleito membro do comité permanente da FRELIMO na tanzania.
Chissano é tesmunha moçambicana mais previlegiada do que os outros membros da FRELIMO.
Foi ele que teve vitoriosamente os apois e aplausos entre todos os chefes de estado.

TITULO: JOAQUIM ALBERTO CHISSANO, E O OLHAR MOÇAMBICANO
AUTOR: MOQTAD SIMON MED
EDITORA: JB RECORDING, LDA
MAPUTO MARÇO DE 2003

Sem comentários:

Enviar um comentário