sábado, 20 de julho de 2013

interjeições

As interjeições são vocábulos de representação das emoçoes ou sensaçoes dos falantes ou seja, interjeções são palavras invarieveis que exprimem estados emocionais ou mais abragetimente: sensações estados de espirito, ou mesmo, serve como auxiliares exprercivos para interluculotor já que permite a ele adoção de comportamento que pode dispensar estruturas linguisticas mais elaboradas.

As interjeições podem ser classificadas de sentimento que se traduzem em satisfação, espanto, dor, surpresa, desejo, terror, alegria, sadação, alivio, animação, aprovação ou aplauso, adimiração, impaciecia, medo,etc.

O sentido deste tipo de vocábulo depende muito do contexto enuciativo em que se encontram e da forma como são pronuciados .

Exemplos:
-Oh!, (pode exprimir tanto desejo como surpresa ,dependendo do contexto enuciaticvo);

-Eia!, (interjeição de imposiçãon de animação ,encorajamento,do locutor, aos ovintes,também usado para ordenar animais a alguma actividade );

-Ai!, (interjeição usado tanto para exprimir dor quanto para exprimir desespero) ;

-psiu! (exprime ordem de silensio, podendo também ser usado para chamar alguém);

-Ui!,(de acordo com o contexto, pode exprimir tanto sensanções de dor como sensações agradaveis).

 LOCUÇÕES INTERJECTIVAS

As locuções interjectivas são formadas por mais ou um vocábulo.
Os vocábulos utilisados nessas locuções são de origem bastante diversa,e muitas vezes não possuim um vinculo significativo escritito com relação aos sentidos interjectivos sujeridos.


 QUADRO DAS INTERJEIÇÕES ELOCUÇÕES INTERJECTIVAS


EMOÇÕES INTERJEIÇÕES LOCUÇÕES INTERJECTIVAS

Alegria Ah!, oh!

Surpresa ah!, ih!, olä!, chiça!, caramba!, credo! Essa agora!meu deus!
Dor Ai!, ui!, ah!, oh! Ai de mim!

Desejo Oxalá!, oh!, pudera!

Chamamento ó!, eh!, pst!i,ola!, socorro!,alô!, hei!

Medo/terror Ui!, cruzes!, uh!,

Impaciecia Apre!, irra!, Orar bolas!

Duvida Hum, ora, credo ,hem

Animação Avante!, coragem!, eia!, vamos! Para frete!

Aplauso Bravo!, viva,! Muito bem!

silêncio Calçuda!, psiu! silêncio!

Repulsa Ui,! safa,! fora,! morra,! abaixo! chiça!

Ordem Caluda!, silêncio!, fora!, morra!, abaixo,! basta!, alto!, alto lá!

Indignação Oh!, homessa!

Cansaço Uf!, ah!

Coléra Apre!, toma! irra!


 EXEMPLOS DE UM TEXTO USANDO INTERJEIÇÕES


AI, CARAMBA!

Na casa do espanto, muito perto da casa das surpresas, vivia apequea interjeição ah eo seu irmã oh!. Numa casinha ao lado, moravam as suas primas ui! E au!, duas meninas quase sempre mal-humoradas e muito sofridas. Na rua em frente, na vivenda cor de rosa , residiam a ena!,a bravo! E as duas manas bis!, quatro raparigas exuberantes, que se destacavam pelas suas euforias e pelo seu entusiasmo. Muito perto do largo da igreja , muito recolhidas e muitos beatas e quase sempre muito indignadas, habitavam a credo!, e a cruzes!, que detestavam os visinhos do lado o irra!, o arre! , o apre!,e o livra! Uns groceiroes mal-humorados­diziam elas­que barasfustavam por tudo e por nada. No fim da ultima rua , ja nos subúbios sombrios da pequena aldeia deambulavam a olé!, a olarila! Ea uau!, umas interjeições muito amigas de festa, de folia de quem se dizia , a boca fechada , que eram umas meninas muito leviana.

 Era assim composta terra das interrjeções, algumaas muito parecidas , outras muito diferentes , mas todas muito exprecivas.


 EXEMPLOS DE FRASES INTERJECTIVAS

-Ah! Como a vida e boa.

-caluda! Menina falante

-oxala ! a profesora goste do trabalho

-oh! que medo

-oh! Que maravilhoso surpresa
-ui! Pensei que fosse leão

-ah! Mas este miudo chamado Edilson é tão assustador
-socorro! Alguem me ajude por favor!
-ei!vem pra aqui
-hum! Sera mesmo
-avante! Turma agente consegue isso
-homessa! Mas isto é uma injustiça não é castigado que se aprende.
-chiça! Por pouco morriamos
-ena! Mas o chefe é tão competete!
-bem haja! Queo professora nos permita defender todos os trabalhos pois assim apredemos melhor.
-uf! Queitado das minhas costelas
-credo! Mas que animal tão assustador
-ora bolas! Mas este computador processa muito lento
-bravo! Isso ai ganhe ele
-oh! Mas que presente tão bonito
-irra! Mas este TPM demora por de mais
-ui! Alejei-me o dedinho
-basta! Com isso já
-toma! Seu mal criado
-uf! Foi um trabalho cansativo
-chiça! que abusado
-ai! Mas que dor eu sinto quando penso que Moçambique esta sendo alvo das grandes calamidades
-ah! Estou esausto
-toma! Este comprimido
-deus quira! Que a professora nos de 20 valores neste trabalho
-quem dera! eu falasse ingles como frederico
-muito bem! Miudos estudem muito para ser como edilson
-psiu! Vem pra cá
-coragem! Pessoal
-pobre de mim! Que levei porrada com o danitinho
-força! Camaradas vamos ganhar as eleições este ano
-alto! Maos para o ar imediantamente
-jesus! Me acuda
-salve! Estes malandrinhos meu deus
-oxala! Que ela aceite o meu pedido
-essa agora! Justamente na hora que eu queria ir pra casa
-fora! Da minha casa imediatamente
-aqui D’el rei! Sou todo ouvido
-up! Passei de classe
-eh! Menina vai tomar banho
-viva! A vitoria é nossa
-apoaido! Chefe
-ó! Barnabé vocé é um tolo mesmo
-caramba! Esqueci o meu caderno em casa
-morra! Seu ladrão de quita
- ora bolas! O Danito mi pagará o meu dinheiro
-viva! Vamos passear para praia
- uf! A corrida mi deixo fadigado
- deus quira! Que vençemos a corida
- fora! Da minha vida seu assassino
- pobre de mim! Que pensei que viveria em páz
- muito bem! Se é assim desisto
- avante! Estou mesmo atras de ti


BIBLIOGRÁFIA


CAVELE, D. Alvaro
CUTA, C. Marculino
ZIMBA, Carlos
Aprender a comunicar 6.ª classe
Maputo, Moçambique plural editores

MUHATE, Simião
Comunicar em português
8ª classe longman Moçambique
Moçambique, 2008

TEIXEIRA, Ascensão Maria
BETTENCOURT, A. Maria
ARAÚJO, Horácio
Lingua portuguesa 7
7.º ano
Texto editores,2002

RODRIGUES,C. Maria
OLIVEIRA, Maria Manuela
Em português-6.ºano
Texto editora,lda
Portugal, 2004




1 comentário:

  1. Que criatividade dos meninos!
    Acredita-se que este texto foi publicado levando em consideração a autenticidade dos autores. Porque observamos ao longo do texto erros de grafia.

    ResponderEliminar