segunda-feira, 8 de Outubro de 2012

impactos da agricultura no meio ambiente



INTRODUÇÃO


Com a revolução agricola, há aproximadamente 10.000 a.c, aprodução de alimentos é um dos maiores desafios do mundo moderno. A agricultura hoje produz alimentos para uma população  estimada em em 6.5 bilhões de pessoas em todo o planeta.

O crecismento populacional excessicivo tem feito com que o ser humano consuma quase tudo aquilo que o planeta para o ferecer. Com uma populaçãotão grande, é quase utópico imaginarmos uma população  de alimentos suficiete e sem impacto algum.

Neste presente trabalho que foi feito com o objectivo de desvendar os diferentes problemas da agricultura, impactos da agricultura no meio ambiente e as suas causas.

A razão pelo qual nos fizemos este trabalhar é para conhecer melhor os impactos da agricultura no meio ambiete tanto os posivos bem como os negativos, os seus problemas e as suas respectivas causas.

Este trabalho foi feito com bases de manuaIs nacionais como é caso de geografia 9ª clase, geografia 10ª classe e manuais de portugal asseguir abaixo citado 7º ano geografia economica, geografia geral de portugal entre outros e também com ajuda da internete a world wide web.yahoo.com/answers entre outros.

P’ra agora chega de falar e vamos ao que interressa!!!!

 IMPACTOS NEGATIVOS DA AGRICULTURA NO MEIO AMBIENTE

Os impactos da agricultura no meio ambiete são:
-desmatamento
-a erosão
-a perda de bio-diversidade
-esgotamento
-puluição atmosferica
- puluição das aguas
-desertifição
-geração de residuos

- desmatamento- é a derrubação de matas originais, inevitavel devido ao crescimento populacional demasiado, vem sendo a causa dos maiores impactos ambietais.

- a erosão- é a perda de solo causada pela associação do uso incorreto do solo associado com as chuvas e ventos. Esta perda está retirando todas as camadas superiores do solo, chegando até as rochas, tornando o solo não-agricultável. Além disso, a terra que escorre com as chuvas, soterra rios e lagos, comprementendo sua vazão e qualidade de agua.

-  a perda de bio-diversidade- as especies formadas durante muito milhares de ano estão simplemeste desaparecendo com o desmatamento. Essas especies podem ser nessarias para a peodução de medicamentos no futuro.

-esgotamento de agua doce-muito se engana os que pensam que o consumo doméstico gera os maiores gastos dde agua. Mas de 60% da agua doce é utilizada na irrigação de campos agricolas.

-  puluição atmosferica-por mais que aprodução material vegetal capture carbono da atmosfera, o carbono liberado por actividades relacionadas supera a quantidade capturada. Esse carbono é liberado pela queima de diesel dos tratores, produção de fertilizantes e defensivos agricolas, além da decomposição de restos de cultura.

- puluição das aguas-o uso desconcotralado de adubos e defensivos agricolas vem causado serios problemas de contaminação de aguas por resíduos e materiais lixiviadas no solo, que podem causar problemas inclusivecom a eutrofização e contaminação de aguas potaveis.

-destruição de manaciais-o avanço da agricultura sobre as matas nativas causa destruição das nascentes, por soterramento, impermeabilização, entre outros factores.
-desertifição- o uso inadequado do solo, hoje liberado pela produção de gado e outros animais, vem desgatando os solos de forma espatosa, tornando-os quase totalmente inferteis. Isso vem fazendo com que quase nenhuma planta consiga sobreviver em muitas dessas areas, tornando-as desertas. Esse processo, infelizmente, é irreversiivel.

- geração de residuos-a produção animal é uma das maiores causas geração de residuos, principalmente devido as fezes animais geradas é animais criadas em confinamento.as fezes dos porcos (chamadas de chorume de porco) , as fezes de frango (chamadas de cama de frango), entre outras, estão dentre poluidoras de ambiete.



IMPACTOS POSITIVOS DA AGRICULTURA NO MEIO AMBIETE

A agricultura tem impactos positivos para o meio ambiente pois os produtos produzidos tem um efeito posivo para o meio ambiente porque as plantas contribuem para a qualidade do ar. as plantas absorvem o dioxido de carbono expirado pelo homen que este dioxido de carbono se não for absorvida destroe a camada de ozono que por sua vez é importante porque ela proteje contra os raios ultra violetos do sol. Para alem disso as plantas que são produzidos na agricultura fertizam o solo. As zonas que pratica-se agricultura esta minimamente protejida contra a erosão ou seja as plantas são anti-enrodivas.
As plantas por sua vez proteje o meio ambiete contra as chuvas aciadas ou seja elas absorvem as chuvas acidas. entre outras muitas outroos impactos da agricultura para o meio ambiete.



PROBLEMAS DOS IMPACTOS DA AGRICULTURA

A agricultura  depararasse com varios problemas, tais como:
-o uso distorsivo de terra a existencia de terras extensas não aproveitada;

-a transferencia para os intermediarios de parte da renda que é devida ea relacio
-a produção insuciete
nar tais problemas com suas causas de natureza economica tecnica e estrutural;

-baixo rendimento por unidade de trabalho, deve-se ao facto dos agricultores estarem mal equipados em termos de terra e capital.

- a elevada percetagem de solos  com fraca aptidão agricola;

-o abadono das terras agricolas;

-as explorações agracolas de pequena dimensão;

-envelhecimento da população;

-baixos niveis de instrução e qualificação dos agricultores;

-baixo valor unitário;

-depedencia externa;

-fracos niveis de rendimento e produtividade (inferiores à media da E.U.)

CAUSAS DOS PROBLEMAS DA AGRICULTURA

O facto da população agricola envelhecida, significa que grande parte das pessoas já tem em alguma  idade. Isto faz com que os niveis de instrucção e qualificação sejam baixos. assim os niveis de conhecimentos sobre novas tecnicas e equipamentos e de inovação não são eficazes, pois não acompanham o desenvolvimenyo do sector agricola.também os conhecimentos sobre a aptidão dos solos é um problema, porque há muito solos sem aptidão para agricultura e que são utilizados para esta actividade. são causas para que o redimento e productividade sejam fracos. Não há formação e aqualificação proficional para o ajustamento estrutural da agricultura e assim esta não esta modernizada e orietada no mercado.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         




                                                        

CONCLUSÃO


No presente trabalho que tem como tema impactos da agricultura no meio ambiete e os problemas da agricultura e causas desses problemas pudemos concluir que os impactos negativos da agricultura são: desmatamento; a erosão; a perda de bio-diversidade; esgotamento; puluição atmosferica; puluição das aguas; desertifição; egeração de residuos. quanto aos impactos positivos pudemos concluir que: as plantas são importante para a qualidade do ar; na absorvinção das chuvas acidas ; são anti-enrodiva.
Os problemas da agricultura:
-o uso distorsivo de terra a existencia de terras extensas não aproveitada;
-a transferencia para os intermediarios de parte da renda que é devida ea relacio
-a produção insuciete
nar tais problemas com suas causas de natureza economica tecnica e estrutural;
-baixo rendimento por unidade de trabalho, deve-se ao facto dos agricultores estarem mal equipados em termos de terra e capital.
- a elevada percetagem de solos  com fraca aptidão agricola;
-o abadono das terras agricolas;
-as explorações agracolas de pequena dimensão;
-envelhecimento da população; etc
Isto faz com que os niveis de instrucção e qualificação sejam baixos. assim os niveis de conhecimentos sobre novas tecnicas e equipamentos e de inovação não são eficazes, pois não acompanham o desenvolvimenyo do sector agricola.também os conhecimentos sobre a aptidão dos solos é um problema, porque há muito solos sem aptidão para agricultura e que são utilizados para esta actividade. são causas para que o redimento e productividade sejam fracos.



AGRADECIMENTOS


Foi com muita honra eprazer que realizamos este trabalho pois é nestes tipos de trabalhos que desevolvemos nossas mentalidades e o espito de trabalho em grupo.

Resta-nos agrdacer aprofessora aqual nos propos o tema e deu nos todas oritações possiveis a fim de que este trabalho fosse feito com sucesso e agradecemos a todos aqueles que de uma forma directa ou indirecta contribuiram para que pudecemos tornar em realidade o o presente trabalho.


                                                                                                                      Muito obrigado.


BIBLIOGRAFIA

NANJOLO, Agostinho Luis
ISMAEL, Abdul Ismael
G10, Geografia 10ª classe
texto Editores
MAPUTO, Junho de 2006

NANJOLO, Agostinho Luis
Geografia 9ª classe
DINAME
MAPUTO-MOÇAMBIQUE

WEB SITE :  WWW.CULTIVANDO.COM.BR

WWW.GOOGLE.CO.MZ

WWW.SAPO.PT/AMBIENTE






















Sem comentários:

Enviar um comentário